terça-feira, 29 de abril de 2008

FIBRAS: SOLÚVEIS OU INSOLÚVEIS?


As fibras dos alimentos podem ser classificadas em dois grupos: solúveis e insolúveis em água, sendo que os efeitos de cada grupo são diferentes.

·Fibras solúveis: presentes nas frutas, leguminosas secas, aveia e cevada (pectina, gomas). As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, aumentam o tempo de trânsito intestinal, retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol plasmático.

·Fibras insolúveis: presentes nos grãos e hortaliças (celulose, hemicelulose, lignina). As fibras insolúveis diminuem o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume fecal, retardam a absorção da glicose e retardam a hidrólise do amido.

SABIA DESSA INFORMAÇÃO?
BOM DIA PRA VOCÊ!
TAMARA.

4 comentários:

Jordana disse...

otimas informações sobre os dois...tinhas minhas dúvidas, agora ja sei diferenciar, adorei!

Tamara L. Allgäuer de Melo disse...

QUE BOM JORDANA!!!
BEIJOS.

TAMARA.

emoções disse...

oi tamara, minha filha tem 9 anos, e tem serios poblemas intestinais, fica ate 5 dias sem abrar, por ate sentir medo de ir ao banheiro, a massa fecal dela é de assustar, sofremos com o sofrimento dela, ja pesquisei e descobri que ela deve se aimentar de alimentos fibrosos, me indique alimentos indicados pra ela, creio que soluveis, obrigado.

Tamara Planeta Emagrecimento. disse...

Um nutricionista lhe ajudará melhor, elaborando um cardápio adequado para sua filha, de acordo com a idade, altura, peso, atividade física e paladar, ok?!
Sucesso!
Abraço.

Tamara.